Tipos de copos

A experiência de beber um vinho é algo especial e o copo é também parte importante da degustação. Os formatos têm mudado ao longo dos tempos e hoje vemos diversos tipos de copos usados tanto para tintos como brancos, por exemplo.

Contudo, a forma destes elementos varia e influencia a forma como percepcionamos um vinho.

Os diversos formatos são capazes de realçar diferentes características do vinho, tais como:

- Fruta;
- Aromas florais;
- Oxidação;
- Madeira;
- Efervescência;
- Sensação alcóolica.

O Copo ISO

Um copo é formado pelos elementos:

- Boca:  a parte de cima;
- Corpo: onde encontramos o líquido;
- Pé ou haste: que varia em altura;
- Base: que segura o copo.

Chama-se copo ISO (International Standards Organization) ao formato padrão que é usado nas provas de vinhos. A este copo também se dá o nome de “tulipa” pela semelhança com a forma da flor do mesmo nome.

Tipos de copos

Conforme o tipo de vinho, existem copos padrão que são usados para a degustação. Contudo, importa dizer que os formatos estão em constante evolução e a sua forma é cada vez menos rígida.

Champagne

Existem vários formatos de copos usados na champagne. E são também os que mais modificações têm sofrido ao longo dos tempos.
Um dos principais objetivos dos copos de champagne é preservar as bolhas.  Por outro lado, uma das mais recentes alterações têm a ver com o flute: um copo mais estreito e alto.

Tinto, branco e rosados

É comum que nos vinhos tintos, os copos sejam com um corpo e uma boca maior também. Isto permite maior libertação dos aromas. Mas faz também com que o vinho possa respirar. Já nos vinhos brancos, o corpo do copo tende a ser mais estreito para conservar melhor a temperatura, já que o vinho branco prefere-se fresco.

No entanto, muitos dos brancos têm saído deste padrão e têm também usado formatos próximos dos tintos.


Doces e fortificados

Nos copos doces e fortificados, tende-se a usar um copo do formato da tulipa. Normalmente são mais pequenos e com a boca mais estreita.

Isto permite que exista maior concentração dos aromas. Como podem ter um sabor mais forte, este tipo de copo permite que tenha menos dose nos vinhos mais alcoólicos.

Outras notícias