Palanque

PALANQUE um nome que faz recordar muitos momentos vividos por todos os amantes de caça de espera. Este vinho celebra as longas e duras noites, que todos os caçadores se dedicaram a esperar o tão desejado Navalheiro. Uma Homenagem aqueles que têm a caça e o vinho como paixão, assim como a todos os javalis que prorporcionaram histórias únicas e inesquecíveis que devem ser partilhadas, ao degustarem este apaixonante vinho.

REGIÃO: Douro DOC; SUB-REGIÃO: Douro Superior

VINHA: Vinha única com cerca de 30 anos plantada em baixa altitude, na zona de transição Cima-Corgo e Douro Superior. De baixa produção, e unicamente com as castas autóctones altamente recomendadas no Douro para produção de vinhos tintos: Maioritariamente Touriga Franca e baixa densidade Touriga Nacional. Exposição Sul.

VINIFICAÇÃO: A vindima decorreu em condições atmosféricas ideais, na 1asemana de Setembro. As uvas foram devidamente selecionadas, sujeitas a desengace total e parcial esmagamento. Seguiu-se pisa a pé em lagar de granito, durante os dois primeiros dias. A fermentação alcoólica decorreu ao longo de 10 dias em ambiente controlado Cuba Inox, assim como a fermentação maloláctica consequente. O estágio decorreu ao longo de 20 meses em barricas novas 500 litros de Carvalho Françês.

PRODUÇÃO TOTAL: 1000 garrafas de 75cl.

DADOS ANALÍTICOS: Álcool: 15 % Vol.; Acidez Total: 5,4 g/L ác. Tartárico; Acidez Volátil: 0,6 g/L ác. Acético; pH: 3,67 e Extrato Seco Total: 31,3 g/L.

PROVA: Cor vermelho púrpura intensa. Notas fruta preta madura, bosque e especiarias. Acompanha bem assados de caça maior (javali e veado), ensopado de lebre e outros pratos de caça de pena intensos.

Sugestão de serviço entre 16ºC e 18ºC.

Outras notícias