O que significa Douro DOC?

O berço de alguns dos vinhos mais nobres tem um nome - Douro Doc. É, não só a região do Vinho do Porto, como também de uma imensa produção de brancos, tintos e rosé. Mas afinal, de onde vem esta designação?

Como surgiu o termo DOC?

É frequente encontrarmos a designação DOC em alguns produtos. O termo vem de Denominação de Origem Controlada, e trata-se de um sistema usado em vinhos, queijos e outros produtos agrícolas portugueses de forma a preservar a sua origem.

Inicialmente, o nome começou a ser usado na Itália, mas seria depois adotado por outros países da União Europeia, de forma a que cada estado pudesse usar um sistema para garantir a qualidade dos produtos e ao mesmo tempo respeitar a zona onde são produzidos.

No caso dos vinhos, a região vinícola do Douro também tem o estatuto DOC, o que significa que a sua produção obedece a critérios como:

  • Região onde são produzidos;
  • Número de videiras por hectares;
  • Engarrafamento;
  • Teor alcoólico.

O Douro DOC

Em Portugal, a zona do Douro já era considerada uma área demarcada desde o tempo do Marquês de Pombal. O interesse dos ingleses no Vinho do Porto levou a que fossem estabelecidos critérios para regular a sua origem e criação. Mais tarde, com a entrada de Portugal na União Europeia, esta e outras zonas vinícolas passam a usar o termo DOC.

O Douro DOC, corresponde assim ao Alto Douro Vinhateiro. Situa-se a norte do rio Douro, limitado a oeste pela região dos vinhos verdes e a este pela fronteira espanhola.

Compreende 3 regiões:

  • Baixo Corgo;
  • Cima Corgo;
  • Douro Superior.

O clima com variações extremas e o solo xistoso são o palco para uma grande diversidade de castas e vinhos de uma riqueza única. Embora o Vinho do Porto seja o mais popular, esta região tem sido fértil na produção de uma enorme variedade de vinhos brancos, tintos e rosé.

Os vinhos 2PR também são produzidos aqui, e são castas como a Touriga Nacional, Touriga Franca, Rabigato, Viosinho ou Gouveio que estão por detrás da sua origem. Conheça melhor cada um dos nossos vinhos na nossa página.

foto Lino Silva, thumbnail Bruno Ferreira

Outras notícias