A importância de um enólogo para os vinhos de quinta

Vinhos de quinta são vinhos produzidos por produtores de pequena dimensão, muitas vezes sem escala para terem um enólogo residente como parte da equipa. O Douro está cheio de produtores de quinta, com vários níveis de experiência, alguns deles a começar produção de vinho própria (em vez de entregarem uvas a outros) e que ambicionam criar um bom vinho da sua autoria. Qual é a importância do enólogo para este processo?

Vinhos de quinta merecem tratamento premium

Uma pequena produção não precisa de significar menos excelência, pelo contrário: uma pequena produção permite a atenção ao detalhe que as grandes produções precisam de mais esforço para conseguir. Em pequenas produções conseguimos tratar o vinho como um produto artesanal, tratando cada garrafa com todo o cuidado. Produtores de quinta merecem tratamento premium para os seus vinhos, desde a plantação da vinha à embalagem.

foto © Lino Silva

Um enólogo tem funções globais

A função de um enólogo não é só equilibrar o vinho. A função de um enólogo começa na planificação da vinha, passa pelo acompanhamento da viticultura, o desenho da adega, o acompanhamento da vindima, o acompanhamento técnico dos vinhos e a criação de marca. O serviço prestado pelo enólogo é global.

Consultoras como a 2PR ajudam produtores de quinta a atingir a qualidade que ambicionam

Nem todas as adegas e produtores têm escala e investimento para ter um enólogo residente, todo o ano. É por isso que nasceu a Duplo PR - Serviços de Enologia, para permitir a pequenos produtores, sobretudo produtores de quinta, terem um enólogo que acompanhe todos os passos, que passe por todos os obstáculos e celebre todos os sucesso, tal como se fosse parte da equipa.

Outras notícias