7 factos sobre o Douro que todos os amantes de vinho devem conhecer

O Douro é uma das regiões vinícolas demarcadas mais famosas do mundo e uma das mais importantes em Portugal, mas tem a certeza que sabe tudo sobre o Douro? Na nossa página de Instagram fizemos três quizz sobre a região para pôr os nossos seguidores à prova.

O Douro está cheio de histórias e curiosidades, está sempre nas bocas do mundo e nas notícias do dia, além da sua paisagem ser marcante e estar presente na memória de todos os portugueses. Para o nosso quizz do Douro fizemos uma pesquisa e deixamos aqui os 7 factos sobre o Douro que é, sem dúvida, importante conhecer.

foto ©Lino Silva

1. Demarcado em 1756 e elevado a Património Imaterial da Humanidade em 2001

Datas podem ser difíceis de lembrar, mas as duas mais marcantes para a região do Douro foram estas: primeiro, em 1756, nasce a Região Demarcada do Douro através de um documento desenhado e preparado pelo Marquês de Pombal, assinado depois pelo Rei. Mais de 200 anos depois, em 2001, a UNESCO classificou o Douro como Património Imaterial da Humanidade, o que promoveu a região em todo o mundo. Em 2021 comemoraram-se os 20 anos deste momento.

Embora não seja consensual, muitos vêem o Douro como a região demarcada mais antiga do mundo!

2. Os Barcos Rabelo são um ícone do Douro e ainda podem ser lá encontrados

Os Barcos Rabelo são uma embarcação típica do Douro, tal como os Moliceiros são de Aveiro, e fazem parte da história náutica portuguesa. Estes barcos são baixos e largos, com velas quadradas, e eram usados para transportar a pipas de vinho, do Douro até ao Porto; com a chegada do comboio ao Douro e o avanço dos transportes, deixaram de ser utilizados. Hoje podem ser vistos no cais do Porto, em Vila Nova de Gaia, no Pinhão ou no Peso da Régua, e são usados para passeios no rio.

3. O rio nasce em Espanha e percorre 897 km até à Foz

Sentimos que ele é tão nosso que às vezes nos esquecemos de que o Douro é um rio partilhado com os nossos vizinhos espanhóis. Nasce na Serra de Urbión e percorre 897 quilómetros até chegar à foz, entre o Porto e Vila Nova de Gaia. É um dos principais rios da Península Ibérica.

4. As saias salvaram a vida da Ferreirinha

Reza a história que, quando o seu barco de afundou, foram as várias camadas de saias de balão que salvaram a vida de D. Antónia Adelaide Ferreira, uma das maiores proprietárias vinhateiras da região do Douro e conhecida como a "Ferreirinha". O acidente de barco aconteceu em 1861 e, enquanto o seu marido se afundou devido às moedas pesadas presas ao seu cinto, a Ferreirinha ficou a flutuar, salva pelas saias.

5. O xisto é a rocha mais comum e isso é mais importante do que parece

O xisto é a rocha mais encontrada na região do Douro e é uma das razões pela qual a região produz vinhos de elevada qualidade: o xisto cria um solo muito rico em nutrientes e, além disso, ajuda a reter a água, uma característica muito útil durante os verões quentes e secos do interior.

6. O vinho do Porto é feito no Douro mas armazenado no Porto

A região do Douro pertence ao interior de Portugal e é uma região com predominância agrícola. Durante muitos anos foi uma região muito pobre. É que o vinho mais famoso a ser produzido no Douro era o vinho do Porto, que era transportado para as grandes empresas no Porto e em Inglaterra, levando com ele os lucros da região. Nos últimos 20 anos, o vinho do Douro (e não só os Portos) desenvolveram-se, tornaram-se conhecidos internacionalmente e, graças a muitos produtores locais, alguns deles nossos clientes, estão a conseguir o estatuto que merecem.

7. A croça era o impermeável de antigamente

A Croça é uma capa feita de palha usada antigamente como proteção da chuva e do frio. É um abrigo portátil, muito eficaz, construído com várias camadas de palha a acompanhada de um chapéu do mesmo material.

Outras notícias